quarta-feira, 23 de setembro de 2009

_

Conclusão :

Concluimos que o romance gira em torno de sua heroína perfeita e seu herói que luta para ter o amor desta e os obstáculos para sua realização, no caso a promessa infantil. Também são bem representados os costumes do Rio de Janeiro da epoca e a classe dos estudantes, da qual Macedo fazia parte na época da escrita do livro. Enfim nota-se que a obra de Macedo apresenta todo o esquema e desenvolvimento dos romances românticos iniciais . Cheias de tramas fáceis, pequenas intrigas de amor e mistério, final feliz com a vitória do amor.
O romance “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, mostra a importância da redescoberta dos valores mais puros, honestos e verdadeiros na alma do ser humano. O tema é a fidelidade e um amor de infância. A obra tem valor para o nosso tempo pois resgata sentimentos como honra, fidelidade e amor , valores que vêm sendo esquecidos na atualidade.
Concluimos que, a obra em si é uma crítica à sociedade e costumes da época diferentes dos dias de hoje, que mostra um outro modo de vida, outros costumes, além de todas essas transformações estarem formadas no passado.

2 comentários: