quarta-feira, 23 de setembro de 2009

_


Personagens :
As personagens mais importantes são Augusto e Carolina. O personagem que mais chama atenção é Augusto que era um estudante de medicina alegre, jovial e inconstante em seus amores. O autor lhe confere complexidade já que no início da história o personagem é descrito de uma forma e no final dela é descrito de outra.
A personagem central é D.Carolina " A moreninha ", menina de quatorze anos, possuía cabelos negros, olhos escuros, era travessa, inteligente, astuta e persistente na obtenção de seus intentos.
Os personagens secundários compõem o quadro social necessário para colocar a história em movimento ou propiciar informações de certos dados essenciais à trama. São eles:
Rafael: Escravo, criado de Augusto .
Tobias: Escravo, criado de D. Joana, prima de Filipe.
Paula: Ama-de-leite de Carolina.
D. Ana: Avó de Filipe, é uma senhora de espírito e alguma instrução.
Filipe: Irmão de Carolina, neto de D. Ana. Amigo de Augusto, Fabrício e Leopoldo.
Fabrício: Amigo de Augusto, também estudante de Medicina. Está apaixonado por Joaninha.
Leopoldo: Amigo de Augusto, Filipe e Fabrício; também estudante de Medicina.
D. Joaninha: Prima de Filipe, namorada de Fabrício.
D. Violante: Meio estabanada, ela quebra a harmonia reinante no ambiente burguês, sem causar transtornos graves.
Keblerc: Alemão que, diante das garrafas de vinho, prefere ficar com elas a tomar parte na festa que se desenrola na ilha.

Tempo :
A narrativa e a ação dos personagens se dão em tempo linear , trinta dias. Os eventos narrados desenrolam-se durante os trinta dias pelos quais a aposta era válida. A aposta foi feita em 20 de julho de 1844 uma segunda-feira, e termina no dia do pedido de casamento, 20 de agosto do mesmo ano.
Existe um recuo ao passado (flashback). Quando a história se inicia, Augusto está no quinto ano de Medicina e conquistara, entre os amigos, a fama de incerta. Nos capítulos, o autor conta-nos a origem da instabilidade amorosa do herói. Tudo começara há oito anos, quando Augusto contava 13, e Carolina 7 anos de idade.

Espaço : O tipo de ambiente predominante é físico.

Foco Narrativo :
O narrador, na verdade é Augusto, pois perdeu a aposta feita com Filipe ; mas é narrado na 3ª pessoa, aqui e ali ele se intromete um pouco na história, bancando o moralista.
A importância para a obra e a repercussão no leitor é que a utilização deste tipo de narrador causa o aprofundamento psicológico das personagens, o que não ocorreria se o narrador não fosse assim ou em 1ª pessoa.

Estilo
: Em sua obra, Joaquim Manuel de Macedo descreve com linguagem simples e raro senso de observação os usos e costumes da sociedade carioca de seu tempo, e a vida familiar e privada daquela época : as cenas comuns da rua, os preconceitos sociais, as festas, as conversas de comadre, as pequenas e grandes intrigas, os ciúmes mesquinhos, os namoros até certo ponto ingênuos de estudantes e moças que quase sempre acabavam em casamento feliz.

Movimento literário :
A Moreninha é um dos principais romances brasileiros e seu autor é um dos mais importantes autores da língua portuguesa. Esse livro, é um romance entre Augusto e Carolina, é um dos ouros de nossa literatura. Numa época onde a cultura era totalmente voltada para a Europa, A Moreninha é uma das primeiras e magníficas tentativas de fazer literatura brasileira, observando usos e costumes do Brasil do Segundo Império, retratando o cotidiano da vida brasileira em meados do século passado. Joaquim Manuel de Macedo era médico, mas jamais exerceu a profissão, tendo dedicado sua vida à literatura, à imprensa e ao teatro. A obra retrata as características do movimento literário a que pertence à medida que possui espírito romântico (final feliz), idealismo, culto à natureza, sentimentalismo, linguagem popular e liberdade criadora. Retrata também uma realidade fantasiada presente no autor. E, considerando as variáveis da época, foi um best-seller. Seu maior mérito foi haver contribuído para a formação de um público ledor, isto é, pessoas que começavam a fazer da leitura uma forma de lazer e de informação.

9 comentários:

  1. Na minha escola vai ter uma prova sobre o livro,mas estou com preguiça de ler ele então estou lendo esse resumo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! é exatamente o que estava procurando

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Estou lendo o livro e adorando! Quando meu professor me mandou ler " A Moreninha" já achei que seria mais um livro ruim de escola, mas não. É super interessante e sinceramente estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  4. A moreninha é um clássico imortal na nossa literatura.. deveria ser obrigatório nas escolas e faculdades ..uma história rica de enredo romantismo e simplicidade... recomendo em qualquer idade

    ResponderExcluir