quarta-feira, 23 de setembro de 2009

_

Biobibliografia :

Não é fácil escrever romances sem uma tradição literároa que possa dar sustentação a uma linguagem ficcional, tema, enredo, formas, enfim, sem uma cultura literária.
Quando Joaquim Manuel de Macedo, aos 23 anos, recém formado em Medicina, decidiu em 1884 publicar A Moreninha, as únicas tradições disponíveis no gênero, em lingua portuguesa eram os romances de Teixeira e Souza e as famosas novelas traduzidas do francês . Não era muito, em termos de literatura no Brasil. Talvez por isso, Macedinho, como era conhecido o autor, considerou seu livro um romance.
Mas era um romance, e com uma caracteristica importantissima: era um dos primeiros no gênero, um pioneiro, portanto.
Claro que, como intelectual embora ainda jovem, tinha influências benéficas da literatura francesa, sobretudo dos folhetins. Como pioneiro do gênero, não se pode esperar deste texto grandes elaborações, sutilezas semânticas ou mesmo originalidade criativa. Havemos de entender o romance A moreninha como um esforço preliminar de se criar uma tradição e uma linguagem.

Trecho retirado do livro para melhor compreendimento, A moreninha, escrito por Macedinho :
"Eis aí vão algumas páginas escritas, ás quais me atrevi dar o nome de romance. Não foi ele movido por nenhuma das três poderosas inspirações que tantas vezes soem aparar os autores: glória , amor e interesse. Deste último estou eu bem a coberto com meus vinte três anos de idade, que não é na juventude que pode ele dirigir o homem; da glória, só se andasse ela caaaída de suas alturas, rojando asas quebradas, me lembraria eu, tão pela terra que rastejo, de tender ir apalhá-la. A respeito do amor não falemos, pois se me estivesse buliçoso a fazer cocegas no coração, bem sabia eu que mais proveitoso me seria gastar meia dúzia de semanas aprendendo numa sala de dança, do que velar trinta noites garatujando o que por aí vai. Este pequeno romance deve sua existência somente aos dias de desenfado e folga que passei pelo Itaboraí, durante as férias do ano passado. Longe do bulício da Corte e quase em ócio , a minha imaginação assentou lá consigo que bom ensejo era esse de fazer travessuras e em resultado delas saiu _ A MORENINHA."

Nenhum comentário:

Postar um comentário